segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VEREADORES DE BORACEIA APROVAM LEI QUE PREVE MULTA ÀS USINAS QUE NÃO EFETUAREM LIMPEZA DAS ESTRADAS RURAIS


VEREADORES DE BORACEIA APROVAM LEI QUE PREVE MULTA ÀS USINAS QUE NÃO EFETUAREM LIMPEZA DAS ESTRADAS RURAIS



A Câmara de Vereadores de Boracéia aprovou, por unanimidade, na última sessão ordinária realizada dia 21, o Projeto de Lei Nº 11/2009 que autoriza o Poder Executivo a instituir penalidade às usinas e destilarias de açúcar e álcool que não efetuarem a limpeza das estradas rurais e urbanas de Boracéia. O projeto, criado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores Marco Antônio Lauriano Batista, foi encaminhado para o Poder Executivo para análises jurídicas.

O município de Boracéia é grande produtor e serve de rota de escoação de cana-de-açúcar para usinas e destilarias de açúcar e álcool da região. No entanto, as estradas urbanas e, principalmente, rurais do município sofrem com a grande quantidade de restos de cana deixados na hora da colheita. “O objetivo desta lei é clara: obrigar as usinas e destilarias a limparem e deixarem as estradas em condições de uso para os munícipes em geral”, explica o autor da lei vereador Marco Antonio Lauriano Batista.

Outro grande problema enfrentado pelos proprietários rurais e munícipes é o estado de deformidade das estradas rurais. “Os tratores das usinas e destilarias deixam surcos e quantidades enormes de adubo nas estradas rurais, danificando-as imensamente. Isso prejudica quem circula pela estrada, principalmente o trabalhador e o pequeno proprietário que depende do bom estado da estrada para escoar sua produção”, afirma Batista.

O Projeto de Lei prevê que após receber uma advertência, a usina ou destilaria receberá multa equivalente a 100 UFESP´s, algo em torno de R$ 1,6 mil. “Quem não mantiver as estradas limpas e trafegáveis será advertido pelo município. Se houver reincidência, será aplicada multa. Em caso de uma nova reincidência, a Prefeitura Municipal se encarregará de fazer a limpeza da extensão utilizada da estrada e cobrará da usina ou destilaria as despesas decorrentes, incluindo multa em dobro”, finaliza Batista.


PREFEITURA MUNICIPAL DE BORACÉIA