sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Oscip de Itapuí é multada por derrubar 47 árvores




A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Eco Vida, antiga organização não-governamental (ONG) Bica de Pedra, de Itapuí, foi autuada pela Polícia Ambiental de Barra Bonita no dia 20 de outubro por desmatamento em área de 2,8 hectares. No total, foram derrubadas 47 árvores no Sítio São Fernando. O valor da multa é de R$ 14 mil.
O presidente da Eco Vida, José Victor Ficcio, confirma o fato, mas informa que o corte tratou de árvores da espécie leucena, conhecidas por serem exóticas e invasoras. De acordo com Ficcio, no lugar serão plantadas mudas nativas.
O ambientalista diz também que o projeto de reflorestamento foi encaminhado à Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) em Bauru. O órgão substituiu o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN).
O engenheiro agrônomo e responsável técnico pelo projeto, João André Miranda Almeida Prado, explica que a autorização obtida no CBRN trata de reflorestamento, mas não é explícita ao relatar que haveria necessidade de corte de árvores. Almeida Prado conta que a Oscip ingressou com recurso administrativo junto à Polícia Ambiental com o intuito de reverter a multa. 
Fonte: Jornal Comercio do Jahu