sábado, 6 de dezembro de 2008

Solidariedade é bom, mas vale se glorificar disso?



Se estamos com a consciência de que estamos fazendo caridade ou atos solidários para que realmente ajude a quem precisa, só isso basta.

Mas algumas pessoas não agem assim, e se mostram solidários apenas para poder mostrar “eu sou solidário”, ou então “eu estou ajudando”.

Sim, estou falando sobre as doações para as vítimas de Santa Catarina.

Claro que toda ajuda é bem vinda e o povo brasileiro se mostrou tão solidário, que a Defesa Civil catarinense pediu que interrompessem as doações, pois não há mais lugar para estocar tantos mantimentos.

Só que algumas pessoas apesar de estar fazendo um ato bacana, o de ser solidário, estão tomando um outro caminho.

Visitando alguns perfis no site de relacionamento Orkut, vejo pessoas divulgando fotos, querendo mostrar os atos de solidariedade. A impressão que dá é que só vale a pena ser solidário se puder contar vantagem depois: “Olha, eu ajudei”.

Há um trecho da Bíblia, o livro mais lido do mundo que diz: “Não deixe sua mão esquerda saber o que dá a direita”.

O ato não terá mais valor por causa se todos sabem que você fez uma boa ação do dia.

Ajude, sim, mas não demonstre. Ninguém precisa saber. O valor vai ser o mesmo, não é necessário contar vantagem. O mundo não precisa ficar sabendo que eu ajudei, que eu sou o tal, eu partipei, eu doei. Não!

Não deixe que a mão esquerda saiba o que dá a direita.

É simples.