sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora do Planeta


Como qualquer organismo vivo, que precisa de descansar para se regenerar, também o Planeta Terra necessita desse tempo. O crescimento exacerbado e pouco sustentável da era industrial levou ao desequilíbrio do Planeta, à inexistência desse tempo de regeneração necessário e à pressão sobre os recursos naturais.
Segundo dados do último relatório da WWF (World Wide Fund for Nature) – Planeta Vivo 2008 - se a pressão humana sobre os recursos naturais da Terra se mantiver nos níveis atuais, o planeta entrará em colapso ecológico; O relatório evidencia que a biodiversidade global continua a regredir e que recursos naturais como a água são cada vez mais escassos em diversos países. A pegada ecológica global excede atualmente a capacidade de regeneração do planeta em cerca de 30%.
Se a procura sobre os recursos naturais do Planeta continuar a crescer a esta taxa, em 2030, serão necessários dois planetas para manter o nosso estilo de vida.
O que a WWF pretendeu ao promover esta iniciativa – Hora do Planeta – pela primeira vez em 2007, na cidade australiana de Sidney, foi alertar a população para a necessidade do Planeta ter essa Hora para respirar, para descansar, para se regenerar. Assim, encorajando as empresas, governos e cidadãos a desligarem as luzes por uma hora, deu-se um grito de alerta e criou-se uma plataforma de ação para todos os que estão interessados e atentos a questões que envolvem a luta contra as alterações climáticas e a defesa do nosso Planeta, permitindo uma redução na emissão de gases de efeito estufa.
Este foi um grito que se tornou global e envolveu, no ano passado, mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, estão já mil cidades envolvidas, incluindo Lisboa, e espera-se que mil milhões de pessoas possam aderir a esta iniciativa, que tem uma dupla finalidade: reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e mostrar aos líderes mundiais, que em Dezembro vão se reunir em Copenhaga, que as pessoas estão atentas às políticas mitigadores das alterações climáticas que irão sair deste encontro e que esperam que sejam eficazes e cumpridas por todos.
Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global; registe-se em http://www.wwf.org.br e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.
Sr. Prefeito será que esta secretaria de meio ambiente vai conseguir pelo menos participar da hora do planeta, apagando as luzes de nossas praças e repartições publicas neste sábado e dando um exemplo de preocupação com o planeta, ou nem isto eles vão conseguir participar.....???
Por que a adesão do Município Verde já viu o que aconteceu nossa nota dói de 0 a 100 tiramos 10,5 muito baixa não é, nem um projeto pra diminuir nossos resíduos sólidos, e a estufa ao lado do sindicato nem se fala, bom pelo menos com os montes de terra espalhados pela cidade já estão colhendo Bananas e milhos......

Abraço a todos e conto com vocês amanhã apagando as luzes de casa e dando um recado as autoridades do mundo que nós estamos preocupados com o planeta....
José A. Garzin
e-mail: garzin@gmail.com